terça-feira, 10 de março de 2009

APRESENTAÇÃO

Este é o Blog do Grupo de Estudos Históricos, organizado pela Profª Mara Cristina da ETEC Dr. Emílio Hernandez Aguilar de Franco da Rocha.
O grupo surgiu no início de 2008, quando a professora de História precisou repor algumas faltas. Mas depois da reposição ficou um gostinho de quero mais, tanto na professora, como em algumas alunas. Após uma conversa com a direção, foi autorizado o inicio de um projeto uma vez por semana, durante uma hora, onde a professora e os alunos se reuniam para conversar sobre o que os estes haviam lido.
A professora, por sua vez, pesquisou várias referencias bibliográficas de livros para didáticos e até especializados relacionados às bases tecnológicas do plano de trabalho para aquele ano, Antiguidade.
Com as reuniões as pesquisas foram ampliando para povos e regiões além das vistas em sala de aula como celtas, indianos, astecas, entre outros.
A proposta foi que cada participante escolhesse qual livro gostaria de ler e numa reunião apresentar oralmente ao grupo e, à professora, um resumo sobre sua compreensão desta leitura.
O mesmo método se deu com a escolha dos povos da Antiguidade para serem pesquisados. Como a lista era pré-apresentada, quem demorou muito para escolher um povo, acabou sendo “escolhido”, mas todos pesquisaram.
O uso e a busca por imagens têm vários aspectos; a imagem também é um texto, um texto visual cujos códigos: cor, tipo de imagem como desenho, fotografia de um objeto, escultura; transmitem os valores culturais e a tecnologia do período histórico de origem. Por exemplo, os egípcios desenhavam as representações de ser humano – o rosto – sempre de perfil, representando autoridade e um desejo de eternidade.
As esculturas gregas representam um ideal de beleza corporal. Para cada representação utilizaram-se técnicas diferentes.
Sempre nos defrontamos com as questões: O que é História? Quais foram as mudanças? Quais são as diferenças entre nós e eles?
Caminhamos para a interpretação, para a leitura dos vestígios deixados por outros seres humanos, em outros lugares e outras épocas.
A pesquisa apresentada neste Blog não é a pesquisa completa e total sobre esses povos, e nem poderia ser!
A arqueologia sempre poderá nos apresentar novos artefatos e fatos que mudam e/ou ampliam o entendimento que temos sobre um período e/ou povo.
E também é a pesquisa feita por um grupo de alunos em seu primeiro ano do Ensino Médio, daqui alguns anos – se eles quiserem – poderão pesquisar os mesmos povos cada um e observar aspectos que hoje não observamos.
Essa é a grande riqueza da História, olhá-la depende de onde e como estamos.

Por isso, se você quiser, sempre poderá estudar a História!
Aproveite!

Um grande abraço,
Profª Mara Cristina Gonçalves da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário